Monday, February 16, 2009

Personal Pronouns

Os pronomes servem para substituir nomes, para que as frases não se tornem demasiado repetitivas. Não vale a pena dizer sempre "O João" numa composição, quando podemos substituir pelo pronome "ele", não acham?

No Inglês existem dois tipos de pronomes pessoais: os que se encontram na função de sujeito e os que se encontram na função de objecto.

Sujeito:
O João vai à escola. - João goes to school.
Ele vai à escola. - He goes to school.

Objecto:
A Maria dá um livro ao João. - Maria gives João a book.
A Maria dá-lhe um livro. - Maria gives him a book.


Os pronomes pessoais têm número: Singular (uma pessoa) e Plural (duas ou mais pessoas)
Os pronomes pessoais ainda se dividem em pronomes de 1ª, 2ª e 3ª pessoas.

Isto tem a sua lógica. O pronome eu refere-se a uma 1ª pessoa no Singular. Se essa pessoa (eu) falar com uma 2ª pessoa, estará a falar com um tu (2ª pessoa do Singular). Se eu e tu falarem sobre uma 3ª pessoa, falarão sobre um ele ou uma ela (3ª pesssoa do Singular).
O mesmo se passa no Plural: eu + tu = nós; tu + tu = vós; ele/ela + ele/ela = eles.

No entanto, no Inglês há uma ligeira diferença: é que não existem apenas dois pronomes pessoais na 3ª Pessoa do Singular como no Português (ele e ela). No Inglês existem três:
he, she e it. O he é usado para uma pessoa masculina, o she para uma pessoa feminina e o it para objectos, animais e conceitos no singular.

Assim sendo, os pronomes pessoais em Inglês são os seguintes:


Personal Pronouns (Subject)
Singular:
1st person:
I - eu
2nd Person:
you - tu
3rd Person:
he - ele
she - ela
it - ele/ela
Plural:
1st Person:
we - nós
you - vós
they - eles/elas


Personal Pronouns (Object)
Singular:
1st person:
me - -me
2nd Person:
you - -te
3rd Person:
him - -lhe
her - -lhe
it - -lhe
Plural:
1st Person:
us - -nos
you - -vos
them - -lhes

2 comments:

Anonymous said...

Muito bom, me ajudou muito! indico o blog!

sanjupawar said...

Get some recent updates and watch some amazing content which is going viral only here. Also watch which web series are trending. trending india